Criar um Site Grátis Fantástico
Ultimas Atualizações
Pura Nostalgia  (10-10-2024)
Contactos  (10-10-2024)
Área Reservada  (10-10-2024)
Gostou do Site?  (10-10-2024)
Roberto Carlos (Anos 60)  (10-10-2024)


ZORRO

ZORRO

    Zorro é um personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Ele é apresentado como o alter-ego de Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, período em que a região era colônia da Espanha.

    Após longo período de educação na Europa, Diego retorna à Califórnia e passa a defender os "fracos e oprimidos", sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome "Tornado". Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo.

    A figura passaria a ser chamada de "Zorro" pela população, porque seus movimentos e sagacidade lembrariam uma raposa (a tradução em português da palavra espanhola "zorro"). O próprio personagem adota a letra "Z" como sua assinatura (três linhas cruzadas), marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem.


    Zorro tem sido apresentado em mídias diversas e em diferentes caracterizações, em versões nem sempre correspondentes à original. Por este motivo, o personagem é considerado um ícone menor da cultura pop, aparecendo no cinema, em programas de televisão e em histórias em quadrinhos. Zorro também pode ser considerado um representante tanto do gênero Swashbuckler (conhecido como capa e espada em português) e faroeste.

    O personagem sofreu mudanças ao longo dos anos, mas a imagem típica dele é um bandido mascarado vestido de preto e que defende o povo da Califórnia contra os governos tirânicos e outros vilões. Ele não só é muito astuto como uma raposa, como as autoridades são incompetentes em tentar captura-lo, mas ele também se deleita em humilhá-los publicamente.

  

Histórico

                                         Revista All-Story Weekly

    Zorro estreou em 1919 na história de "The Curse of Capistrano" (A Maldição de Capistrano) de McCulley, publicada em cinco partes na revista pulp All-Story Weekly. No desfecho, a verdadeira identidade de Zorro é revelada a todos. Douglas Fairbanks e Mary Pickford, em sua lua de mel, selecionaram a história como a imagem inaugural para o seu novo estúdio, o United Artists, começando assim, tradição cinematográfica do personagem. A história foi adaptada como o filme The Mark of Zorro (1920), que foi um sucesso comercial.

                      Douglas Fairbanks estrelou o primeiro filme de Zorro

    Em resposta à demanda pública alimentada pelo filme, McCulley publicou três novelas seriadas na revista Argosy All-Story Weekly (criada com a fusão de ambas as revistas): The Further Adventures of Zorro (1922), Zorro Rides Again (1931), e The Sign of Zorro (1941), o autor ignora o final do romance original, onde Zorro revela a sua identidade secreta.


    Em 1924, a história de McCulley foi relançado pela editora Grosset & Dunlap sob o mesmo título, a fim de associar com o filme. No ano seguinte, Douglas Fairbanks adquire os direitos de "The Further Adventures of Zorro" para uma sequencia de The Mark of Zorro, porém, resolveu contratar Jack Cunningham para adaptar um romance de 1909, Don Q.'s Love Story de Kate and Hesketh Hesketh-Prichard . que não tinha nenhuma relação com o Zorro , em Don Q, Son of Zorro, Fairbanks interpreta Cesar, o filho de Don Diego Vega, personagem que ele mesmo interpretou no filme de 1920, no seguinte, estrela The Black Pirate, também roteirizado por Jack Cunningham com elementos de "The Further Adventures of Zorro" e A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson6 .

                                 Reed Hadley em Zorro's Fighting Legion

    Em 1936, a Republic Pictures lança um novo filme de Zorro: The Bold Caballero, estrelado por Robert Livingston, no mesmo ano, o ator estrela o seriado The Vigilantes Are Coming, interpretando Don Loring/The Eagle, um herói californiano parecido com Zorro e possivelmente inspirado no filme The Eagle (1925), estrelado por Rudolph Valentino, no ano seguinte, o estúdio lança o seriado de faroeste Zorro Rides Again,estrelado por John Carroll como James Vega, o neto de Diego Vega, Em 1939, lança Zorro's Fighting Legion, estrelado por Reed Hadley como Diego Vega/Zorro, em 1940, a 20th Century Fox lança um remake de The Mark of Zorro, estrelado por Tyrone Power, Em 1944, McCulley volta, começa a publicar contos do Zorro na revista West, a produção para a revista se encerra em 1951, totalizando 53 contos). Também em 1944, a Republic estréia o seriado Zorro's Black Whip, o seriado foi estrelado por Linda Stirling como Barbara Meredith, “The Black Whip” , apesar do nome, o seriado não tem nenhuma citação ao Zorro. Em 1946, lança o seriado Daughter of Don Q, apesar do título, o seriado não é uma sequencia de Don Q, Son of Zorro, Lorna Gray interpreta Dolores Quantero, filha de Don Quantero, um herói na mesma linha do Zorro.

    Em 1947, a Republic lança um novo seriado, Son of Zorro, trazendo George Turner como Jeffrey "Jeff" Stewar, um outro descendente de Don Diego, dois anos depois, lança o último seriado do Zorro, Ghost of Zorro, estrelado por Clayton Moore como Ken Mason, um outro neto de Don Diego. Em 1951, a Disney adquiri os direitos de Zorro para uma série de TV, com isso, mesmo assim, o herói continua servido como modelo para a Republic, nesse mesmo ano, lança Don Daredevil Rides Again, estrelado por Ken Curtis como Lee Hadley, o Don Daredevil do título, um pastiche de Zorro, o estúdio até chega a usar cenas do seriado Zorro's Black Whip, em 1954, é lançado o último pastiche, Man with the Steel Whip, estrelado por Richard Simmons como Jerry Randall/El Latino, o seriado também reutilizou cenas de Zorro's Black Whip e outros seriados: "The Painted Stallion" e "Daredevils of the West", ainda em 1954, McCulley publica um conto na revista Max Brand's Western Magazine, em 1957, a Disney estréia o seriado Zorro no canal ABC, em 1958, morre Johnson McCulley, no ano seguinte a serie é cancelada e é publicada uma história póstuma do autor, "The Mask of Zorro" (não confundir com o filme de 1998).

    Em 1974, a ABC lança um filme para a televisão, um outro remake de The Mark of Zorro estrelado por Frank Langella, no ano seguinte, estréia nos cinemas o filme franco-italiano "Zorro", estrelado pelo ator francês Alain Delon, em 1981, é a vez da comédia Zorro, The Gay Blade, estrelada por George Hamilton como Don Diego e Ramon Vega, nesse mesmo ano, a Filmation lança a primeira série animada do herói: The New Adventures of Zorro, onde Zorro dividiria um bloco de animação com Tarzan e Lone Ranger, em 1983, surge outra série de TV da Disney, Zorro and Son, com Henry Darrow como Don Diego e Paul Regina como Don Carlos de Vega, que assume o legado do Zorro, em 1990, o canal The Family Channel lança a série Zorro, estrelada por Duncan Regehr, em 1992, a série da Disney de 1957 é relançada em versão colorizada por computador, em 1996, o canal italiano Mondo produz uma série de animação em parceria com o estúdio nipônico Ashi Productions, Kaiketsu Zorro, no ano seguinte, é lançada uma série animada da Warner Bros., em 1998, é lançado o filme The Mask of Zorro da Sony Pictures, estrelado por Anthony Hopkins como Don Diego, Antonio Banderas como Alejandro Murrieta e Catherine Zeta-Jones as Elena Montero, em 2005, é lançada uma sequencia, no mesmo ano, é publicado o romance Zorro, o início da lenda da escritora chilena Isabel Allende, em 2007, surge a telenovela colombiana Zorro, la espada y la rosa, produzida RTI Colombia-Telemundo em parceria com Sony, o folhetim se inspira no livro de Allende, em 2008, é lançada uma nova série animada, a futurísta Zorro: Generation Z.

História do personagem

    The Mark of Zorro, estrelado por Douglas Fairbanks, o primeiro filme Zorro, foi fundamental para o sucesso inicial do personagem

    Em "The Curse of Capistrano", Don Diego Vega se torna Señor Zorro no pueblo de Los Angeles, na Califórnia "para vingar os indefesos, para punir os políticos cruéis" e "para ajudar os oprimidos." Ele é o personagem-título do romance e é chamado de A Maldição de Capistrano.

    A história envolve o romance com Lolita Pulido, uma nobre empobrecida. Enquanto Lolita não se impressiona com Diego, que finge ser um almofadinha sem paixão, ela é atraída para o arrojado Zorro. Seu rival é o capitão Ramon. Outros personagens incluem o Sargento Pedro Gonzales, inimigo de Zorro, mas amigo de Diego; Bernardo, o surdo e mudo servo de Zorro; seu aliado Frei Felipe; seu pai Don Alejandro Vega; e um grupo de nobres (caballeros), que a princípio decidem caçá-lo, mas são conquistados para sua causa.

    Em histórias posteriores, McCulley introduz personagens como piratas e nativos americanos, alguns dos quais conhecem a identidade de Zorro.

    Em histórias posteriores de McCulley, o apelido de Diego tornou-se de la Vega. Na verdade, o escritor era descontroladamente inconsistente. A primeira série da revista terminou com o vilão morto e Diego exposto publicamente como Zorro, mas na seqüência o vilão estava vivo, e a próxima história, a dupla identidade ainda era um segredo.

    Várias produções Zorro expandiram em façanhas do personagem. Muitas das continuações apresentam um personagem mais jovem assumindo o manto de Zorro.

    Embora as histórias de McCulley fossem fixadas em Los Angeles durante a era do domínio mexicano (entre 1821 e 1846), algumas adaptações para o cinema da história de Zorro o colocam durante a época em que era colonia da coroa espanhola.

    Características

    Em "The Curse of Capistrano", Diego é descrito como "ao contrário dos outros jovens cheios de sangue dos tempos"; embora orgulhosos como condizente com a sua classe (e aparentemente indiferente sobre as classes mais baixas), ele evita ação, raramente usa sua espada, exceto para a moda, e é indiferente ao romance com mulheres. Isto é, evidentemente, um engodo. Este retrato, com pequenas variações, é seguido na maioria dos adaptações de Zorro.

    Uma notável exceção a este retrato é o Zorro da Disney (1957-1959), onde Diego, apesar de usar a fachada original no início da série, em vez se tornar um cruzado apaixonado e compassivo para a justiça, simplesmente se disfarça como "o espadachim mais inepto em toda a Califórnia . "Nesa série, todo mundo sabe que Diego gostaria de fazer o que o Zorro faz, mas acha que ele não tem a habilidade.


    O Zorro do Family Channel (1990-1993) leva ainda mais este conceito. Enquanto Diego finge ser inepto com uma espada, o resto de sua fachada é realmente exagerando seus interesses reais. Diego é realmente bem versado e interessado ​​em arte, poesia, literatura e ciência. Ele finge estar apenas interessado nessas coisas e não têm interesse em esgrima ou ação. Zorro também tem um laboratório bem equipado em sua caverna escondida nessa versão da história.

    Visual

    O visual do personagem é uma roupa preta, normalmente com uma capa espanhola que flui, um sombrero cordobés preto de aba larga, e um misto de capuz e máscara de pano de saco preto que cobre a parte superior da cabeça na altura dos olhos para cima. Em sua primeira aparição, ele usa um manto em vez de uma capa, e uma máscara de pano preta cobrindo todo o rosto com fendas para os olhos. Outras características da roupa podem variar.

    Sua arma predileta é a rapieira, que ele usa para deixar sua marca, muitas vezes, um "corte Z" com três golpes rápidos. Ele também usa um chicote, em sua estréia, usava uma pistola.


    A raposa nunca é retratado como emblema do Zorro. É uma metáfora para a esperteza do personagem, tal como na letra da série da Disney:"Zorro, "A Raposa, tão astuto e livre ..."

    Sua postura heroica consiste dele montado em seu cavalo Toronado com espada levantada. (O logotipo da Zorro Productions, Inc. usa uma representação dessa pose)

    Inspirações

                                              Joaquin Murrieta

    Johnston McCulley teria se inspirado em personagens históricos da América Latina, tradicionalmente ligados a movimentos conhecidos como "banditismo social", e destacadamente na figura de Joaquin Murrieta (que inspirou a mais recente representação cinematográfica de Zorro, Alejandro Murrieta, que no filme era irmão de Joaquin) e Salomon Maria Pico. Outra possível inspiração histórica é William Lamport, um soldado irlandês que viveu no México, no século XVII. Sua vida foi o tema de um livro fictício por Vicente Riva Palacio. Também é comparado com um herói fictício, Sir Percival Blakeney, o Pimpinela Escarlate da escritora britânica Baronesa Orczy.

    Livros

  • O romance "The Curse of Capistrano" foi publicado de forma seriada na revista All-Story Weekly e republicado como novela em 1924 pela Grosset & Dunlap com o título The Mark of Zorro. foi republicado pela MacDonald & Co. em 1959 e pela Tor books em 1998, ISBN 978-0-8125-4007-9.
  • Os contos de McCulley foram republicadas pela Pulp Adventures Inc. em uma série de livros de bolso.

    Uma série de romances de bolso foi publicada pela Tom Doherty Associates, Inc. Books no no final da década de 1990 e início da década de 2000.

 

 

  • A HarperCollins lançou um livro inspirado no sucesso do romance de Allende:

    RPG

The Legacy of Zorro Introductory Adventure Game (ISBN 1-890305-26-X), um adaptação para RPG escrita por Mark Arsenault para o sitema Fuzion foi publicada pela Gold Rush Games em Julho de 2001

    Zorro no cinema

    Filmes

Americanos

    A 20th Century Fox está trabalhando em um filme Zorro chamado Zorro:Returns com Gael Garcia Bernal no papel-título, ambientado no futuro, o filme terá roteiro de Glen Gers, Lee Shipman e Brian McGeevy. A Sony, responsável por The Mask of Zorro e The Legend of Zorro, também planeja outro filme com roteiro de Chris Boal baseado no romance de Isabel Allende.

    Seriados

    O herói inspirou cinco seriados produzidos pela Republic Pictures, a mesma produtora do filme The Bold Caballero, são eles:

  • Zorro Rides Again (no Brasil, “A Volta do Zorro”), de John English e William Witney, 1937, com John Carrol, dublado por Yakima Canutt. Versão modernizada, com carros, aviões e trens.
  • Zorro's Fighting Legion (no Brasil “A Legião do Zorro”), de John English e William Witney, 1939, o Zorro interpretado por Reed Hadley.
  • Zorro's Black Whip (no Brasil, “O Chicote do Zorro”), de Spencer Bennett e Wallace Grissell, 1944, com uma espécie Zorro feminino, interpretado por Linda Stirling, em nenhum momento Zorro é mencionado no seriado, o nome usado pela heróina era “The Black Whip” (O Chicote Negro em português).
  • Son of Zorro (no Brasil, “O Filho do Zorro”), de Ferd Brannon, 1947, o Zorro interpretado por George Turner. No lugar de espadas, usava o revólver.
  • Ghost of Zorro (no Brasil, “O Fantasma do Zorro”), de Fred Brannon, 1949, com Clayton Moore no papel de Zorro, empunhando o revólver no lugar de espada.

 

    Mexicanos
  • La Gran Aventura Del Zorro (1974), faroeste mexicana com Rodolfo de Anda, o primeiro ator mexicano a desempenhar o papel de Zorro; com Pedro Armendáriz Jr. como o vilão e ambientado na Área da baía de São Francisco.

 

Europeus

 

  • À la manière de Zorro / (1926) filme belga com William Elie
  • Il sogno di Zorro (1952) filme italiano com Walter Chiari
  • La montaña sin ley (1953) filme espanhol com José Suárez (Suárez foi o primeiro ator espanhol a interpretar o herói)
  • Zorro alla corte di Spagna / Zorro at the Spanish Court (1962) filme italiano com George Ardisson
  • La venganza del Zorro / Zorro the Avenger (1962) filme espanhol com Frank Latimore
  • L'ombra di Zorro / The Shadow of Zorro (1962) Itália/Espanha/França com Frank Latimore
  • Le tre spade di Zorro (no Brasil, “As Três Espadas de Zorro”), filme italiano, 1963, o Zorro interpretado por Guy Stockwell.
  • La venganza del Zorro, filme espanhol, 1964, Zorro interpretado por Frank Latimore.
  • El Zorro, filme italiano, 1968, George Ardisson interpreta Zorro.
  • Zorro il ribelle / Zorro the Rebel (1966) filme italiano com Howard Ross
  • El Zorro (1968) Italy & Spain George Ardisson
  • El Zorro Cabalga Otra Vez (no Brasil e em Portugal, “O Juramento de Zorro”), filme italiano/ espanhol,  Zorro interpretado por Tony Russel.
  • I nipoti di Zorro (1968) filme italiano com Dean Reed (comédia com Franco & Ciccio)
  • Zorro marchese di Navarra (1969) filme italiano com Nino Vingelli
  • Zorro alla corte d'Inghilterra (1969) filme italiano com Spiros Focás
  • El Zorro justiciero (1969) Itália/Espanha com Fabio Testi
  • La última aventura del Zorro (1970) filme italiano/ espanhol com Carlos Quiney
  • El Zorro de Monterrey (1971) filme italiano/ espanhol com Carlos Quiney
  • Zorro il cavaliere della vendetta (1971) Itália/Espanha com Carlos Quiney
  • The Erotic Adventures of Zorro (1972) França/Estados Unidos/Alemanha Oriental com Douglas Frey
  • Les aventures galantes de Zorro (1972) França/Bélgica com Jean-Michel Dhermay
  • Il figlio di Zorro (1973) filme italiano/ espanhol com Alberto Dell'Acqua
  • Le meravigliose avventure di Zorro (1974) filme italiano
  • Il sogno di Zorro (1975) filme italiano com Franco Franchi
  • Zorro (1975) filme italiano/ francês com Alain Delon
  • La marque de Zorro (1975) filme francês com Monica Swinn
  • Ah sì? E io lo dico a Zzzzorro! / Mark of Zorro (1976) filme italiano/ espanhol com George Hilton

    Zorro na Televisão

    Áudio/ Rádio

  • Walt Disney's Zorro: [1. Presenting Señor Zorro; 2. Zorro Frees The Indians; 3. Zorro And The Ghost; 4. Zorro's Daring Rescue] (1957) lançado pela Disneyland Records. Este álbum recontada histórias da série de televisão da Disney e contou com Guy Williams como Zorro/Don Diego, Henry Calvin como Sargento Garcia, Phil Ross como Monastario, Jan Arvan como Torres, Jimmie Dodd de The Mickey Mouse Club como Padre Felipe, com outras vozes por Dallas McKennon e efeitos sonoros por Jimmy Macdonald e Eddie Forrest. história adaptadas por Bob Thomas e George Sherman. Música composta e conduzida por William Lava.
  • The Adventures of Zorro. (1957) Baseado na história original Johnston McCulley, The Curse of Capistrano (mais conhecido como The Mark of Zorro). Escrita por Maria Little, dirigido por Robert M. Light e produzido por Mitchell Gertz. Este programa de rádio de curta duração foi uma série de episódios curtos. Apenas um punhado de episódios são conhecidos por terem sobrevivido.
  • "Zorro Rides Again"."Zorro Rides Again".. (1997) [Não disponível] Produzido pela BBC foi estrelado por Mark Arden como Zorro, Louise Lombard como Lolita e Glyn Houston como Frei Felipe. Foi ao ar em 5 partes: 1) 3 de Julho de 1997 Night of the Fox; 2) 10 de Julho de 1997 Deadly Reckonings; 3) 17 de Julho de 1997 The Avenging Blade; 4) 24 de Julho de 1997 The Place of Skulls; 5)31 de Julho de 1997 The Gathering Storm;
  • Zorro and the Pirate Raiders. (2009) Com base na adaptação de D.J. Arneson para The Further Adventures of Zorro de Johnston McCulley. Produzido por Colonial Radio Theatre on the Air. Publicado por Brilliance Audio. Com a participação de Kevin Cirone, Shonna McEachern, Hugh Metzler, J.T. Turner, Sam Donato, Joseph Zamperelli Jr., eDan Powell.
  • Zorro Rides Again. (2011) Com base na adaptação de D.J. Arneson para "Zorro Rides Again" de Johnston McCulley de Produzido por Colonial Radio Theatre on the Air. Apresenta as vozes de Kevin Cirone, Jeremy Benson, Shonna McEachern, Shana Dirk, Sam Donato, e Hugh Metzler.
  • The Mark of Zorro. (2011) A história de ação e aventura que inspirou uma lenda. Baseado na história original Johnston McCulley, The Curse of Capistrano (mais conhecido como The Mark of Zorro. Produzido pela Hollywood Theater of the Ear para Blackstone Audio. Escrito e dirigido e co-produzido pelo multi-premiado Yuri Rasovsky. Produtores executivos: John Gertz da Zorro Productions e Josh Stanton da Blackstone Audio. Produtor Associado: Daryl McCullough. Ele apresenta as vozes de Val Kilmer como Diego de la Vega / Zorro, Ruth Livier como Lolita Pulido, Elizabeth Peña como Doña Catalina Pulido, Armin Shimmerman como Landlord, Mishach Taylor como o sargento Pedro Gonzales, Keith Szarabajka como Cpt Ramone, Ned Schmidtke como Don Carlos Pulido, Scott Brick como o governador, Stefan Rudnicki como Frei Felipe, Kristoffer Tabori como Don Alejandro de la Vega, Philip Proctor como Don Audre, John Sloan como o Magistrado, e Gordo Panza em vários papéis.

    Versão em quadrinhos

    Versões para teatro

    Musical

    No ano de 2008, estreia no West End londrino a montagem musical contando a vida do herói mascarado, adaptado a partir do romance da escritora chilena Isabel Allende, o espetáculo ficou em cartaz por quase 10 meses para, em seguida, estrear no Folies Bergère de Paris. No ano de 2009 inicia-se a produção brasileira do espetáculo. A fase de inscrições e seleção de atores durou alguns meses e, em fevereiro de 2010 iniciam-se os ensaios do espetáculo.

    Sinopse do musical

    Don Diego de La Vega é um jovem rapaz rico que sai da Califórnia e vai estudar em Barcelona deixando para trás Luiza, o seu amor de infância.

    Mais tarde em Barcelona, Diego se afasta da escola para se juntar ao grupo de músicos ciganos onde se torna a estrela principal. Luiza encontra Diego e pede para ele voltar para Califórnia, pois Ramon, seu irmão, assumiu o poder após a morte de Don Alejandro, pai de Diego, e se tornou um tirano capitão. Inês, uma cigana apaixonada por Diego, convence todos os ciganos do grupo a irem para Califórnia ajudá-lo.

    Após testemunhar a crueldade de Ramon, Diego decide criar um herói para combatê-lo adotando o nome de Zorro. Ramon quer acabar com Zorro. O herói luta por paz para o seu povoado. Inez sonha em ser correspondida por seu amor e Luiza quer saber quem é o homem por trás daquela mascara. (sinopse obtida a partir do press-release oferecido no site do espetáculo)

    Ficha técnica do musical

    Baseado no romance de Isabel Allende, escrito por Stephen Clark e Helen Edmundson.

Música: Gipsy Kings, co-escritas e orquestradas por John Cameron

    Protagonistas:

    Elenco

    Alessandra Papadimitriou, Carolina Rocha, Ciça Simões, Conrado Carmven, Daniel Cabral, Diego Biaginni, Eduardo Alves, Elcio Bonazzi, Fabiana Figueiredo, Fernando Cursino, Flávia Menezes, Guilherme Lazari, Jeferson Oliveira, João Victor Bastos, Jonatas Camolese, Juliana Garavatti, Lorenzo Martin, Milene Munoz, Roberta Zanellato, Ubiracy Brasil E Willian Anderson.

    Inicialmente, a versão brasileira lançada em 2010, seria protagonizado por Murilo Rosa, porém, as gravações da telenovela Araguaia da Rede Globo foram antecipadas e o ator não pode participar, para não adiar o lançamento, Murilo foi substituído por Jarbas Homem De Mello.

    Produção
  • Produtores Idealizadores: Camila Caruso E Leandro Wyatt - Agência Boom, Popcorn E Zorro(London) Limited
  • Produtor Associado: Murilo Rosa
  • Direção de Produção: Cesar Castanho
  • Produtor Executivo E Artístico: Vitor Cardoso
  • Direção Artística: Roberto Lage
  • Ass. de Direção: Jarbas Homem De Mello
  • Coreografias Flamencas: Jarbas Homem De Mello E Juçara Correa
  • Coreografias: Kátia Barros
  • Ass. de Coreografia: Keila Fuke
  • Direção Musical e Regência: Thiago Gimenes em substituição a Willy Verdaguer

    Banda:

    Cinthia Sell (Teclado), Fernando De Marilia (Guitarra), Guilherme Terra (Teclado/ 2º Regente), Jeferson Oliveira (Violão), Kiko Andrioli (Bateria), Lucas Rueda (Percussão), Marcel Bonfim (Contrabaixo), Vinicius Gomes (Guitarra), Waldir Junior (Guitarra)

  • Preparação Vocal: Thiago Gimenes
  • Versões Texto e Música: Vitor Beire
  • Consultoria Artística: Marcos Tumura
  • Figurinos: Paula Valéria
  • Coreografias de Lutas: Marcelo Rodrigues
  • Concepção Cenográfica: Alberto Camareiro
  • Fotos Divulgação: Yuri Wyatt
    Peça A Marca do Zorro

    Também em 2010, é lançada uma nova adaptação para os teatros brasileiros, produzida por por Pedro Vasconcelos e Marcelo Faria, a peça é estrelada por Thierry Figueira como Zorro/Don Diego, Priscila Fantin como Esperança Pulido e Tadeu Mello como Sargento Garcia, Pedro Vasconcelos, Marcelo Faria e Thierry Figueira já haviam participado de outra montagem de capa e espada em 1998, D'Artagnan e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas, produzida por Pedro Vasconcelos e Marcelo Faria, a peça foi estrelada por Pedro Vasconcelos como Porthos, Marcelo Faria como Athos, Rodrigo Santoro como D'Artagnan, Thierry Figueira como Aramis e Luana Piovani como Milady, no ano seguinte, a dupla negociou uma série de TV Rede Globo, porém, o projeto foi cancelado e apenas quatro episódios foram produzidos e juntados como um especial exibido em 25 de Dezembro daquela ano, o elenco sofreu algumas mudanças, Claudio Heinrich substituiu Marcelo Faria como Athos, coube a Faria o papel de D'Artagnan no lugar de Rodrigo Santoro e Bianca Byington, que substituiu Luana Piovani como Milady.

Direitos autorais e marcas registradas contestadas[

O filme The Mark of Zorro estrelado por Douglas Fairbanks encontra-se em domínio público

    Os direitos autorais e marca registrada do personagem e histórias Zorro são contestados. Zorro Productions, Inc., afirma que "controla as marcas em todo o mundo e direitos autorais do nome, imagem visual e o personagem do Zorro". Afirma, ainda, que "O uso não autorizado, sem licença do nome, personagem e / ou semelhança de" Zorro "é uma violação e uma violação das leis estaduais e federais."

    Em 1999, a TriStar Pictures Inc. processou a Del Taco, Inc., devido a uma campanha de publicidade de um restaurante fast-food que supostamente violou os direitos da Zorro Productions. No final de agosto 1999, o tribunal decidiu que isso não invalidaria as marcas Zorro Production', como resultado dos argumentos do réu de que certos direitos autorais de Zorro estão em domínio público ou de propriedade de terceiros.


    Em 2001, ocorreu outro processo na justiça, Sony Pictures Entertainment v. Fireworks Ent. Group. Em 24 de janeiro de 2001, a Sony Pictures, TriStar Pictures e a Zorro Productions, Inc. processaram Fireworks Ent. Group., Paramount Pictures, e a Mercury Entertainment, alegando que a série de televisão Queen of Swords infringia os direitos autorais e as marcas registradas de Zorro e personagens associados. A Sony e TriStar haviam pago as taxas de licenciamento da Zorro Productions, Inc., relacionadas com o filme de 1998, The Mask of Zorro. Queen of Swords foi uma série de televisão de 2000 a 2001 definida em Califórnia espanhola no início do século 19 e com uma heróina que usava um traje preto com uma faixa vermelha e que era bem parecida com a personagem de Zorro, incluindo as habilidades com espada, o uso de um chicote, boleadeiras e equitação.

    Zorro Productions, Inc., argumentou que possuía os direitos sobre o personagem original, porque Johnston McCulley cedeu os direitos Zorro a Mitchell Gertz em 1949, Gertz morreu em 1961, e sua propriedade transferida para os seus filhos, que criaram Zorro Productions, Inc. A Fireworks Ent. Group.argumentou que os direitos origináis já haviam sido transferido para Douglas Fairbanks, Sr. em 1920 e forneceu documentos que comprovavam legalmente em 1929, e também questionou se direitos autorais ainda eram válidos.

    O tribunal decidiu que "uma vez que os direitos autorais de The Curse of Capistrano e The Mark of Zorro caducaram em 1995 ou antes, desde essa data, o personagem Zorro se tornou de domínio público". O Juiz Collins também afirmou que: "O argumento dos querelantes que eles têm uma marca de Zorro porque licenciam outros a usarem o Zorro, no entanto, é ilusória. Ela pressupõe que a Zorro Productions, Inc. teria o direito de exigir licenças para usar Zorro em tudo."


    Em outra ação judicial ocorreu em 2010, a Zorro Productions, Inc., processou a Mars, Incorporated, fabricante dos doces de chocolate M&M's, e agência de publicidade BBDO Worldwide por anuncio de um M&M vestido com a roupa do Zorro. O caso foi resolvido em 13 de agosto de 2010 com o seguinte parecer "cada uma das partes suportará as suas próprias despesas relacionadas com esta ação, incluindo honorários e custos com advogados".

Legado

    The Masked Rider, mascote da Universidade de Tecnologia do Texas é parecido com o Zorro

    Bob Kane credita Zorro, como parte da inspiração para criar o Batman. Tal como Zorro, Bruce Wayne é o herdeiro da riqueza construída por seus pais. Sua identidade cotidiana incentiva os outros a pensar nele como superficial, tolo e indiferente para ficar acima de qualquer suspeita. Em The Dark Knight Returns e The Dark Knight Strikes Again de Frank Miller, há várias referências ao Zorro, como o Batman escrevendo um Z em um inimigo derrotado. Nas narrativas posteriores da origem do Batman, os pais de Bruce Wayne são assassinados por um assaltante quando a família deixa uma exibição do filme The Mark of Zorro (1940), estrelado por Tyrone Power.

    Plic, Ploc & Chuvisco da Hanna-Barbara, apresentava um personagem com capa e espada e uma máscara parecida com a de Zorro e era como "Mark of the Mouse".

   Fonte: Wikipédia

                                                                                   Clique aqui e conheça

                                                              as melhores ofertas

                                                         

 

    Ep 01 Ep 02 Ep 03 Ep 04 Ep 05 Ep 06 Ep 07 Ep 08 Ep 09 Ep 10

    Ep 11 Ep 12 Ep 13 Ep 14 Ep 15 Ep 16 Ep 17 Ep 18 Ep 19 Ep 20

    Ep 21 Ep 22 Ep 23 Ep 24 Ep 25 Ep 26 Ep 27 Ep 28 Ep 29 Ep 30

    Ep 31 Ep 32 Ep 33 Ep 34 Ep 35 Ep 36 Ep 37 Ep 38 Ep 39 Ep 40

    Ep 41 Ep 42 Ep 43 Ep 44 Ep 45 Ep 46 Ep 47 Ep 48 Ep 49 Ep 50

    Ep 51 Ep 52 Ep 53 Ep 54 Ep 55 Ep 56 Ep 57 Ep 58 Ep 59 Ep 60

    Ep 61 Ep 62 Ep 63 Ep 64 Ep 65 Ep 66 Ep 67 Ep 68 Ep 69 Ep 70

    Ep 71 Ep 72 Ep 73 Ep 74 Ep 75 Ep 76 Ep 77 Ep 78 Ep 79