Cyrano de Bergerac
Cyrano de Bergerac
Cyrano de Bergerac é um filme francês de 1990 dirigido por Jean-Paul Rappeneau, baseado na peça de teatro homônima de 1897, de Edmond Rostand. Foi indicado para um Oscar de melhor filme estrangeiro.
No 43º Festival de Cannes, Gérard Depardieu ganhou o prêmio de melhor ator.
Cyrano de Bergerac (peça de teatro)
Cyrano de Bergerac | |
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Cyrano de Bergerac (BR) | |
Autor (es) | Edmond Rostand |
Idioma | francês |
País | França |
Género | teatro |
Espaço onde decorre a história | França |
Editora | Fasquele, Paris |
Lançamento | 1898 |
Edição portuguesa | |
Edição brasileira | |
Tradução | Carlos da Costa Ferreira Porto Carreiro |
Editora | J. Ribeiro dos Santos (Rio de Janeiro) |
Lançamento | 1907 |
Cyrano de Bergerac é uma peça de teatro escrita em 1897 por Edmond Rostand, baseada na vida de Hector Savinien de Cyrano de Bergerac, escritor francês.
Histórico
Durante muitos anos Rostand pensava em transformar a agitada vida de Cyrano de Bergerac em uma peça, mas um incidente ocorrido em Luchon, durante suas férias de verão, motivou-o especialmente.
Rostand ali conheceu um jovem apaixonado, que não sabia conquistar a sua amada através das palavras. Rostand ensinou-o na arte da conquista, através de poesia, reflexões, frases espirituosas, de forma que o rapaz rapidamente conquistou a sua amada, alimentando em Rostand a possibilidade de relacionar o facto à vida de Cyrano.
Passou a idealizar, mentalmente, o ator para o papel principal. Sarah Bernhardt, que conhecia tal preocupação, aproximou Rostand de Constant Coquelin, e o entusiasmo foi recíproco, fazendo com que se lançasse ao trabalho com afinco.
Por ocasião da estréia da peça, Rostand dedicou-a a Coquelin, que incorporou a alma da personagem com tal vigor, que durante anos o papel nos palcos franceses foi monopólio seu. Coquelin trabalhava a personagem com particular atenção; para o nariz de Cyrano, por exemplo, chegou a exigir cinqüenta modelos, em cera, antes de escolher o que mais se adaptava ao papel. O tipo de nariz escolhido foi, pois, o adotado por seus sucessores.
Supõe-se que o sucesso de Cyrano de Bergerac, na época, deve-se principalmente ao fato de os franceses o terem convertido num símbolo popular, na encarnação do ideal do povo, do espírito nacional, representando o homem que nutre desprezo pelos poderosos, que é corajoso, nobre de sentimentos, sensível, capaz de se sacrificar pela felicidade alheia.
Fonte : Wikipédia